Informática - Comentarios da prova do DEPEN - Parte ll

Olá caros colegas,

Neste último domingo (15/02 – meu aniversário) tivemos a realização da prova para o DEPEN, uma prova aplicada pela FUNRIO, chegou a hora de fazermos os devidos comentários.

Questão 17 - Qual, dentre os dispositivos periféricos listados abaixo, é o único que serve apenas como dispositivo de entrada?

A) Alto falante

B) Impressora

C) Monitor

D) Pen drive

E) Teclado

Gabarito: Letra E

Comentário: Questão tranqüila relacionada a periféricos, o detalhe é que aqui a banca esta cobrando qual deste é “APENAS” de entrada.

Situação comentada em nossos encontros e relembrada na nossa aula de revisão.

Alto falante => apenas saída

Impressora => tipicamente saída, se for tratar de uma multifuncional poderíamos até dizer entrada e saída.

Monitor => situação parecida, tipicamente saída, mas se tratarmos de um monitor sensível ao toque (touchscreen) estaríamos considerando como entrada e saída.

Pen drive => como boa parte das memórias consideramos como sendo de entrada e saída.

Teclado => está ai nossa resposta, apenas entrada.



Questão 18 - O sistema operacional é o programa responsável por “dar vida” ao computador, fazendo rodar os programas que executam as tarefas solicitadas pelo usuário. No Microsoft Windows, a interface gráfica confunde-se com o sistema operacional. No Linux, pode-se escolher a interface gráfica para gerenciar janelas do sistema. Qual das alternativas abaixo corresponde a uma interface gráfica parecida com o Windows, usada em muitas distribuições do sistema operacional Linux?

A) Firefox

B) Java

C) KDE

D) PCI

E) USB

Gabarito: Letra C

Comentário: Não precisava ser vidente para prever que iria cair uma questão de Linux, tanto é que tratamos sobre algumas características deste sistema operacional, falamos sobre alguns comandos. Apesar de são ser especificamente a questão esperada, aqui vale o que eu sempre falo aos alunos “ em uma questão de múltipla escolha eu não preciso saber a resposta certa, sabendo as quatro erradas também ajuda”. A cobrança é sobre a parte gráfica do Linux (Gnome ou KDE)

Firefox => é um exemplo de browser

Java => uma linguagem muito utilizada no ambiente web.

KDE => KDE (K Desktop Environment) trata-se de uma Interface Gráfica para o Linux, responsável pelo gerenciamento de janelas.

PCI => barramento interno de seu computador

USB => dispensa qualquer tipo de comentário, trata-se de uma porta rápida e de conexão universal.



Questão 19 - O pacote de programas gratuito BR Office, que pode ser executado no Windows e no Linux, possui funcionalidades similares ao Microsoft Office, que só pode ser executado no Windows. Qual o tipo de arquivo (extensão de nome de arquivo) do programa BR Office Writer correspondente ao tipo de arquivo .DOC do programa Microsoft Word?

A) .ODP

B) .ODS

C) .XML

D) .ODT

E) .XLS

Gabarito: Letra D

Comentário: Opa... outra questão tratada tanto em aula como na revisão.

ODP => Impress

ODS => Calc

ODT => Writer

Questão tranqüila cobrando o básico.



Questão 20 - Nos programas de planilhas eletrônicas, como BR Office Calc e Microsoft Excel, qual o cálculo feito pela fórmula SOMA(A1:B2;B3)?

A) soma de valores das células A1, B2 e B3

B) soma de valores das células A1 e B3 dividido por B2

C) soma de valores das células A1 dividido por B2 mais B3

D) soma de valores das células A1, A2, B1, B2 e B3

E) soma de valores das células A1 e B2 menos B3

Gabarito: Letra D

Comentário: Questão que poderia ser muito bem aplicada ao Excel como ao Calc, cobrança sobre a diferença entre o ponto e virgula (e) e o dois pontos (até). Mais uma lvista em aula e lembrada na revisão.



Questão 21 - As redes de computadores e o advento da Internet trouxeram facilidades de comunicação através dos computadores, porém introduziram problemas de segurança de informações. Qual o nome do mecanismo em redes de computadores que controla e autoriza o tráfego de informações, estabelecendo filtros através de políticas de segurança?

A) Cookie

B) Proxy

C) Telnet

D) Winsock

E) Firewall

Gabarito: Letra E

Comentário: Não sei se fico feliz ou se choro, a banca podia ter cobrado algo mais difícil, cobrar sobre controlador de tráfego, puxa vida é justamente a palavra chave para lembrar de firewall.

Ahhh também vista em aula



Questão 22 - Nos programas de navegação na Internet, como o Microsoft Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, qual opção do menu “Exibir” permite selecionar o conjunto de caracteres apropriado para o idioma da página da Internet em exibição?

A) Barra de status

B) Codificação

C) Código fonte

D) Recarregar

E) Zoom

Gabarito: Letra E

Comentário: Finalmente uma questão que exige um pouco mais de cuidado.... eu falei um pouco mais.

Por eliminação é claro que descartaríamos as letras A, D e E.

A sua dúvida (se é que houve dúvida) deve ter sido entre B) Codificação e C) Código Fonte, agora lembre que código fonte tem ligação com o programa original, relação com software livre, não dá para encaixar aqui nesta questão. Sobrou então letra B.

Detalhe esta questão já foi cobrada em outra prova da FUNRIO e fazia parte do CD que elaborei sobre esta banca.



Questão 23 - Ao criar contas de email para conexão numa ferramenta de correio eletrônico (como Microsoft Outlook Express ou Mozilla Thunderbird), deve-se escolher um protocolo para recebimento de mensagens. Qual das alternativas abaixo serve para essa finalidade?

A) FTP

B) POP

C) IP

D) SMTP

E) UDP

Gabarito: Letra B

Comentário: Não sei o porque tem gente discutindo sobre esta questão, é claro que no cadastramento da conta junto a um programa gerenciador de e-mail você irá informar tanto o SMTP (para envio) como o POP ou IMAP (para recebimento). Observe as figuras ao lado.


Outlook Express



Mozilla Thunderbird







COMENTÁRIOS FINAIS

Tivemos uma prova relativamente fácil, estou falando de informática, acredito que muitos dos meus alunos devam ter gabaritado esta parte.

Para quem estudou com seriedade e seguiu os conselhos o resultado é certo.

Fica cada vez mais claro que complementar o estudo com a resolução de questões é chave para o sucesso, praticamente todas questões aplicadas nesta prova já haviam sido cobradas de uma maneira ou outra em provas anteriores e por conseqüência faziam parte do material preparado por mim.



Espero ter auxiliado aos alunos em mais esta batalha, nosso próximo compromisso é para com o pessoal que irá prestar o concurso da Brigada Militar do RS – (Banca AOCP), estou terminando a montagem do CD para esta Banca.



Quantos aos pedidos de informação referente a elaboração de um CD para bancas como ESAF, CESPE e FCC, a informação que posso passar até o momento é que o CD da ESAF, que irá atender a todos que pretende concorrer aos cargos de Auditor e Analista da Receita Federal e para Técnico Fazendário. está em fase de elaboração, acredito que até inicio de Abril terei ele em mãos.

Como a procura por este material esta forte (já temos uma lista com mais de 100 alunos interessados, inicialmente atenderei aqueles que demonstraram interesse, sendo assim, não perca tempo e mande seu e-mail para: mhollweg@terra.com.br, estarei te incluindo nesta lista e mantendo informado sobre novos materiais.



Um forte abraço!

Prof. Marcio Hollweg

mhollweg@terra.com.br

Nenhum comentário: