Só faço concurso para passar

Por: Waldir Santos

É comum escutarmos candidatos proferindo a tola e arrogante afirmativa de que “só faz concurso para passar”. Por mais preparado e confiante que alguém esteja, nunca terá ele certeza da aprovação, salvo em alguns casos tão raros e anormais, que sequer têm valor estatístico. E mesmo sendo real esta certeza, as circunstâncias e a concorrência podem levar o protagonista a dar com os burros n’água.
Presumo que o leitor deste artigo não esteja no minúsculo percentual dos que, tendo certeza da aprovação, realmente passam. E, caso esteja, não precisa perder tempo continuando esta leitura, pois o que eu escrevo serve apenas para o candidato comum, com as dificuldades (falta de tempo, limite de gastos, excesso de cobrança etc) e deficiências (concentração, aprendizagem, tranqüilidade etc) presentes em quase todas as pessoas, mesmo a maioria pensando que somente ela sofre desses males.
Não se deve fazer concurso somente para passar. Ele serve também para aprender a passar. E é aprendendo a fazer concurso que o candidato, preparado ou nem tanto assim, consegue sua aprovação mais rapidamente.
O candidato que, por vaidade ou vergonha, perde a chance de se preparar mais, vivenciando a realidade das provas, com suas tensões e dificuldades, e o melhor, sem o dever de passar, sem o excesso de cobrança, abre mão de um conhecimento tão importante quanto a matéria cobrada na prova, e que às vezes pesa mais na aprovação que o fato de ter estudado um pouco. Quem não conhece gente preparada que foi reprovada. O que teria faltado?
Certamente não foi sorte que faltou, e sim um traquejo de prova, um saber que tranqüiliza, e que não se encontra nas apostilas, nas vídeos-aulas e nem nas salas de curso preparatório. Encontra-se na sala de prova.
Se você se enquadra no que foi dito aqui, não continue perdendo tempo. Busque com inteligência e humildade a sua aprovação, para que ela chegue logo.

*Waldir Santos (waldir@concurseiros.com.br) é Advogado da União, Conselheiro da OAB-BA, professor e autor do livro “Concurso público – estratégias e atit
udes”.

Nenhum comentário: