Concursos autorizados e nomeações vão atrasar; pode haver corte de vagas

Ministério do Planejamento anunciou nesta quinta-feira (19/03), como parte do corte de R$ 21,6 bilhões no Orçamento de 2009, mudanças nos concursos públicos programados para este ano.

Em relação aos concursos já realizados, haverá adiamento nas contratações. Já os concursos autorizados estão mantidos, mas haverá atraso na realização dos processos seletivos e até corte no número de vagas disponíveis.

"Naqueles concursos já realizados, estamos fazendo um novo cronograma, para atrasar dois meses ou três meses a contratação", disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

"Quem está esperando concurso, pode saber que vai atrasar um pouco." A abertura de novas vagas e as contratações dos concursados será discutida individualmente com cada órgão do governo federal. Em alguns casos, está previsto o corte de até 10% das vagas.

O ministro citou o caso do Ministério da Educação, que já está negociando a expansão desse pessoal. Segundo Bernardo, a liberação das contratações deve ser coordenada com a ampliação de projetos e universidades.

Servidores
Apesar do corte no Orçamento, o ministro descartou mudanças na programação de reajuste dos servidores para 2009 e 2010, o que terá um impacto de R$ 30 bilhões nas contas do governo somente neste ano. (Da FolhaNews)

Nenhum comentário: