Coesão e coerência textual: onde entra a análise do sentido?

Estamos ultimamente nesta caminhada, falando de sentido. Vamos focar agora num assunto que é muito comum ser abordado pela cespe/unb que é o uso de elementos anafóricos – termos que resgatam palavras ou expressões que já foram usadas no texto – representados em geral por pronomes. Afunilando um pouco mais a discussão, focaremos os pronomes demonstrativos e relativos que muitas vezes são usados como anafóricos na construção do sentido.

Vejamos: “O marco da previdência social brasileira é a publicação, em 24 de janeiro de 1923, da Lei Elói Chaves, que determinou a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.” Neste trecho, percebemos que o único substantivo antecedente do “QUE” que tem potencialidade para determinar a criação da caixa de Aposentadorias e Pensões é a Lei Elói Chaves. Então, nesse caso, comprovamos que a partícula “QUE” tem como referente o antecedente “Lei Elói Chaves”.

Mais um exemplo: “As provas de Juliana, que está na sala ao lado, estão sendo corrigidas pelo reitor da Universidade”. Nesse caso específico, tanto as provas quanto Juliana têm potencialidade para “estarem na sala ao lado”, logo, como será a resolução quanto ao referente do pronome relativo “QUE”? o número do verbo resolverá o nosso problema, pois as provas é plural; Juliana é singular e o verbo que sucede o pronome relativo “QUE” está no singular. Então se Juliana está na sala ao lado, “QUE” = Juliana.

Vamos relembrar as regras que se referem aos pronomes demonstrativos:

Lembre-se de que é fazendo provas (principalmente da cespe/unb) que nós vamos tendo mais familiaridade com as questões que envolvem coesão e coerência. Um grande abraço e até o próximo domingo!

Quem resgata... Usa “esse” e flexões Fiz todo o exercício. Esse não me causará mais dificuldades.

Quem anuncia... Usa “este” e flexões Nunca fiz isto: mentir.

Quem resgata dois Usa “este”para o mais Lula e FHC entraram na história: este, na dos ricos; aquele, na elementos próximo e “aquele” para dos pobres.

o mais distante


* Fabiana Ferreira é licenciada em Língua Portuguesa e Espanhola pela UFPE, especialista em Gramática Normativa e professora de Português do Nuce.

Um comentário:

Administrador disse...

seu banner foi adicionado, aguardo contato.. Tudo para Concursos http://tudoparaestudo.blogspot.com