Dicas de portugues - Mecanismos de Coesão

Os mecanismos de coesão estão a serviço da coerência?

Em primeiro lugar, antes de respondermos à pergunta feita no título, necessitamos conceituar, mesmo que de maneira superficial, o que é coesão e coerência até chegarmos à intersecção entre as duas. Coesão é a “costura”, a organização superficial dos termos em um enunciado. Como ele se organiza, como ele se apresenta... Já a coerência habita na esfera do sentido, numa camada mais profunda do texto e que, na sua essência, independe de elementos superficiais para se realizar. A coerência depende em muito de processos “mentais”, cognitivos para ocorrer.

Mas, a propósito, onde coexistem a coesão e a coerência? Elementos como conjunções, palavras de remissão (que resgatam outras que já foram usadas anteriormente) se colocam a serviço da coerência, a serviço da consecução do sentido, logo devemos analisar quais são os elementos coesivos adequados a serem usados em determinados contextos.

A fim de ilustrar melhor esse assunto, vejamos algumas conjunções que estão sendo muito usadas em provas e que, por não serem comuns, muitas vezes não atingem seu objetivo: auxiliar no alcance da coerência.


Conquanto = embora Concessiva - exprime oposição

Porquanto = pois Explicativa

No entanto = porém Adversativa - exprime oposição

Não obstante = embora Concessiva - exprime oposição


Na frase: “Conquanto esteja cansada, terei que trabalhar todo final de semana.”. Veja que, mesmo que não conheçamos a conjunção conquanto , percebemos que estar cansada e ter que trabalhar demonstram quebra de expectativa, oposição. Logicamente se tivéssemos feito uma escolha diferente (do tipo embora, mesmo que ainda que ) teríamos o conectivo auxiliando no processo cognitivo de obtenção de sentido.

Resumindo, há a possibilidade de a escolha dos conectivos se colocar a serviço da coerência. Mas não paramos por aí nessa busca. Há muitos outros mecanismos de coesão que trabalharão para promover o sentido. Esses, analisaremos no nosso próximo encontro. Até domingo e estudem!


* Fabiana Ferreira é licenciada em Língua Portuguesa e Espanhola pela UFPE, especialista em Gramática Normativa e professora de Português do Nuce. fabiana_nuce@yahoo.com.br

Nenhum comentário: