Português Fácil

É comum ouvirmos dizer que APOSTO É O TERMO DA ORAÇÃO QUE EXPLICA, ESCLARECE, RESUME OU IDENTIFICA UM NOME (SUBSTANTIVO OU PRONOME QUE O ANTECEDEM) SEPARADO DESTE POR VÍRGULA, TRAVESSÃO, DOIS PONTOS OU PARÊNTESES. É claro que, na maioria dos casos isso é verdade, contudo existe um aposto chamado de especificativo, que não pode vir jamais separado do nome que vem antes dele. Vamos observar alguns exemplos iniciais:

1.“Dom Casmurro, obra-prima de Machado de Assis, é uma profunda análise do comportamento humano.” g obra-prima de Machado de Assis é um aposto explicativo, logo sua separação por meio de vírgulas, travessões ou parênteses é obrigatória.

2.“Havia na praia muitas pessoas: turistas, crianças, vendedores ambulantes e jogadores.” g Todo o termo posposto aos dois pontos classifica-se como um aposto enumerativo, pois pontua quantitativamente as pessoas enunciadas anteriormente.

3.Joias, quadros relógios, tudo já foi embalado. g O pronome indefinido tudo está nitidamente resumindo os três substantivos que o antecedem, por isso o chamaremos de resumitivo.

Veja que nos três exemplos acima todos os tipos de aposto vieram separados dos seus referentes por meio de pausas, contudo, nos exemplos que se seguirão, explicitaremos o aposto especificativo e notaremos que, com ele, as regras de pontuação não serão as mesmas.

4.Entregamos as encomendas na Rua Nova.

5.A Ponte Velha está passando por algumas reformas.

As frases acima apresentam algum tipo de aposto? Se você olha apenas para os sinais de pontuação, fatalmente responderá que não! Não há aposto nessas orações. O engano ocorre justamente por não observarmos que existe um tipo de aposto que possui uma característica particular: torna específicos os elementos que inicialmente são genéricos. RUA e PONTE poderiam ser substantivos comuns se não fossem os APOSTOS ESPECIFICATIVOS NOVA e VELHA para especificá-los.

Jamais deveremos confundir aposto especificativo com adjunto adnominal, já que este serve simplesmente para atribuir qualificação ao nome a que ele se refere; por nenhum momento eu pensei que NOVA e VELHA fosse a qualificação da rua ou da ponte e sim seu nome, sua especificação; o que me faz ter clareza em relação à função sintática do aposto.

E, se por algum momento, você pusesse vírgulas isolando NOVA e VELHA? O sentido da sua oração se alteraria completamente, pois passaríamos a entender nova e velha como vocativos - veja a confusão que você causou! Analisemos outros exemplos:

6.“Na Imbiribeira existe a Rua Grasiela.” g Grasiela = aposto especificativo (designa o nome da rua)

7.“Na imbiribeira existe a rua, Grasiela.” g Grasiela = Vocativo (termo que explicita com quem o enunciador está falando.


Mais uma vez percebemos o quanto o uso da vírgula é proveitoso e o quanto temos que prestar atenção nele. Bom domingo para todos e até a próxima!


* Fabiana Ferreira é licenciada em Língua Portuguesa e Espanhola pela UFPE, especialista em Gramática Normativa e professora de Português do Nuce

Nenhum comentário: