Conhecimento em software livre pode ser o diferencial

Candidatos do concurso do Banco do Brasil precisam ter domínio de Linux e BrOffice.org. Esses programas são cada vez mais utilizados em órgãos públicos federais

No último concurso do Banco do Brasil, caíram 20 questões de Informática. Entre as exigências da prova, estava o conhecimento de softwares livres, como o sistema operacional Linux e a suíte de aplicativos, ou seja, o conjunto de programas BrOffice.org. Essa é uma cobrança que tende a se repetir no certame previsto para este ano, uma vez que esses programas costumam ser utilizados em órgãos públicos federais. É o que a avisa o professor do Interativo Cursos, Fabiano Monteiro.

“A cobrança maior na parte de software está na divisão dos sistemas operacionais. O livre, com o Linux e os aplicativos Writer, Calc e Impress do BROffice.org. E o chamado proprietário, com a Microsoft e seus Windows, assim como os programas do Office - Word, Excel e Power Point. Em concursos, o mais requisitado é o Windows XP. As versões mais novas do Vista ainda não foram cobradas, mas é bom o candidato ficar preparado. Já na parte de hardware, as novas tecnologias é um assunto que precisa ser visto pelos candidatos”, aconselha Monteiro.

Para os concurseiros sem domínio dos softwares livres, existem versões do BROffice.org que podem ser instaladas no Windows, assim como distribuições do Linux que rodam em CD, não precisando ocupar espaço no computador. “A falta de vivência com esses programas é a maior dificuldade dos candidatos. Por isso, recomendo o manuseio deles para o concurseiro se sentir mais seguro. O importante é o conhecimento das aplicações dos programas, a identificação dos menus e saber o uso dos ícones”, diz Fabiano Monteiro. Outro assunto crescente nas avaliações são os conceitos de proteção e segurança, como a política de backup, de uso de senha, a criptografia, os certificados digitais e ataques de vírus. “A Cespe/Unb utiliza bastante figuras e textos para análise”, pontua. A instituição é a organizadora do concurso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CONCURSO

CONHECIMENTOS GERAIS DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de informática, hardware e software. 2 Ambientes operacionais Windows e Linux. 3 Processador de texto (Word e BrOffice.org Writer). 4 Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). 5 Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). 6 Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. 7 Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. 8 Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. 9 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 10 Conceitos de educação à distância. 11 Conceitos de acesso à distância a computadores. 12 Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.

DICAS

- Resolver questões de provas anteriores;
- Estudar menus, teclas de atalho e visualização de ícones;
- Baixar versões do BROffice.org. O download pode ser feito no site www.broffice.org;
- O Linux possui várias distribuições. O candidato pode usar o Kurumin, brasileiro, considerado o mais fácil e ainda roda em CD. O download pode ser feito no site http://www.gdhpress.com.br/kurumin/. Por ser um arquivo grande, internautas com conexão lenta podem não ser beneficiados. Quem quiser encomendar, a preço barato, um CD do sistema operacional, pode entrar no www.linuxmall.com.br;

Baixem aqui apostila sobre OpenOffice

Fonte da matéria: folhape.com.br

Nenhum comentário: