Nesses tempos de muitos concursos na praça, uma orientação que sempre passo para meus alunos em sala de aula: "não fiquem atirando para todos os lados, escolha um concurso e direcione os estudos".
A dica é elementar, mas tem muita gente que ainda gosta da tal promiscuidade: no final de semana uma aluna me procurou no Cursinho no intuito de "pegar algumas dicas para estudo".
Até tudo bem, isso já faz parte do meu cotidiano, é difícil um dia que não falo sobre o assunto com alguém... Acontece que referida aluna, que se dizia informada sobre a divulgação de diversos editais nos próximos meses, queria um plano de estudo para nada mais nada menos que 5 (isso mesmo, cinco!!!) concursos diferentes: Agente da Polícia Federal, Auditor da Receita Federal, Auditor do INSS, Analista do TCU e Gestor Público.
Ora, se passar dias e noites pensando em um concurso público já não é uma boa coisa, imagine ficar pensando em cinco ao mesmo tempo! Especialmente quando se trata de concursos que exigem disciplinas completamente distintas, como estes em questão (TCU e Gestor exigem toda uma parte de gestão pública, contabilidade pública, finanças etc.). Isso é maluquice, a cabeça da gente não funciona assim, é perda de tempo.
Olha, demarcar um objetivo é fundamental para o êxito nos estudos. Sair atirando para todo lado, comprando tudo o que é livro e apostila que vir pela frente, fazendo tudo o que é cursinho etc. é coisa para desesperado. E, pode crer, desesperado não passa em concurso!
Por que, ao invés de ficar fazendo mil concursos, não optar por apenas um e "especializar-se" nele!
O que é especializar-se num determinado concurso? Ah, isso é muito simples: é passar a viver pensando só nele; analisar os últimos editais, ver quais foram os tópicos mais exigidos em cada disciplina; verificar entre as disciplinas exigidas aquelas em que você está mais fraco, que precisa melhorar; resolver todas as provas dos concursos anteriores (quando acabar as provas dos concursos anteriores, faça outras aplicadas pela mesma banca examinadora); ver no mercado se existem professores especializados nesse concurso (normalmente no mercado têm professores que são melhores num dado concurso do que em outros) etc.
Faça isso e depois a gente conversa... acho que não haverá arrependimento.
Autor: desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário