“Qualquer pessoa pode ser aprovado em concurso público”. A afirmação é do escritor, palestrante e juiz federal William Douglas. O juiz esteve em Curitiba, no Paraná no início deste mês, ministrando uma palestra aos alunos do Curso Aprovação. Especialista em concurso público, Douglas disse que não existe fórmula mágica para ser aprovado em um concurso, mas sim algumas atitudes e métodos que podem ser adotados por qualquer indivíduo que estiver interessado em seguir a carreira pública. De acordo com o juiz, organização, boa vontade e planejamento, são fatores fundamentais para obter um resultado positivo na área. “Quem falha em planejar, está planejando falhar”. Este é um dos “mantras” apregoado pelo escritor, famoso por suas obras de sucesso e por suas palestras (para mais de 600 mil candidatos) que lotam auditórios, com espectadores atentos horas a fio.
O sucesso do juiz federal (também conhecido como o “guru dos concursos”) é resultado de experiências pessoais vividas há alguns anos atrás. Antes de conquistar o cargo tão desejado, Douglas conheceu o amargo sabor da derrota, sendo reprovado em seis concursos e depois aprovado em sete, entre eles o de Juiz de Direito, Delegado de Polícia e Defensor Público. Dos sete, ele passou em primeiro lugar em cinco.
Autor de 27 livros sobre técnicas e dicas de preparação para as provas de concursos, Douglas já vendeu mais de 300 mil exemplares. Seu livro mais conhecido é “Como Passar em Provas e Concursos”, com 120 mil exemplares vendidos. Tudo isto, fez com que o atual juiz federal se tornasse uma referência nacional no mundo dos concursos.
Curso Preparatório
O curso preparatório, segundo o juiz é uma peça importante na preparação do candidato. Lá ele poderá trocar experiências com os colegas, tirar dúvidas com os professores e conhecer os diversos macetes que surgem durante o processo de preparação.
A atenção do que é cobrado no concurso através dos itens que estão relacionados no edital, também é fundamental. Outra dica do juiz é rever as provas anteriores da seleção como treinamento. Também é aconselhável fazer diversos concursos para adquirir experiência e não esquecer de organizar a vida para poder estudar e fazer exercícios.
“Concurso se faz até passar...”
Este é um dos “mantras” mais famosos do especialista em concursos. Por trás da famosa frase, existe um processo que requer organização e planejamento da vida pessoal do candidato, isto inclui também, tempo de estudo e aprendizado de provas.
De acordo com Douglas, todo este aprendizado também levará o candidato a um processo de amadurecimento emocional e intelectual antes da chegada do sucesso, ou seja, a conquista do cargo tão desejado. “É o tempo da semeadura onde se vai regar antes de colher”, explica.
Diversos Concursos
Apesar das dificuldades criadas pelo governo, William Douglas acredita que 2009 será um ano muito bom para a área de concursos públicos. “A necessidade de servidores públicos é muito grande e os candidatos não podem se deixar influenciar pelas oscilações da economia no Brasil. Atualmente existem muitos candidatos se preparando para concursos e os que perseverarem, certamente serão os grandes vencedores”, diz o especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário