Dedicação:essa é a receita para se obter sucesso

" Dedicação. essa é a receita para se obter aprovação em concurso público.“ Uma caminhada, antes da prova, pode ajudar a descansar a cabeça do candidato ”. As aulas são apenas o começo da caminhada, a qual deve ter prosseguimento com a realização de estudos em casa. Não é nada fácil ser aprovado e classificado para preencher uma das vagas de trabalho oferecidas num concurso público, tanto no nível municipal, quanto estadual ou federal em função, sobretudo, da alta concorrência de candidatos. Mas, se a pessoa interessada lembrar-se, naquelas horas em que o desânimo se abate sobre ela, que todo o sacrifício será recompensado depois, as dificuldades não contarão e ela não desanimará.

Isso fica evidente na declaração de Luciana Campanholi, candidata recentemente aprovada em concurso público de Analista do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS, em Curitiba, que se traduz numa mensagem endereçada a pessoas que pretendem seguir o mesmo caminho na busca de um emprego: “Não é fácil passar num concurso público. Mas, a cada momento que lhe surgir a vontade de desistir, pense que o futuro como servidor público compensará.”
Luciana foi aprovada num concurso dos mais concorridos, o qual somava cerca de 300 candidatos por vaga ofe-recida. Isto, segundo ela, fez com que se sentisse importante de acreditasse em si mesma. Essa foi a primeira vez que ela realizou um concurso público, tendo optado por esse caminho uma vez que estava desempregada há seis meses, período durante o qual não conseguiu emprego em nenhuma das empresas que procurou.
Como resultado positivo, que poderá ser útil no dia-a-dia da sua vida profissional daqui para a frente, acha sua participação nesse concurso muito contribuiu para acreditar em si mesma e para elevar sua auto-estima.

Há pessoas que sequer têm coragem de enfrentar um concurso público, alegando que não possuem condições e outros tantos motivos. Outras, depois da primeira participação fracassada, desistem definitivamente. Luciana fala a essas pessoas: “Se você não passou no primeiro concurso que realizou, não é por que você não é bom, mas, sim por que teve alguém mais preparado que você. Por outro lado, a experiência é muito válida, por mais que não se passe no primeiro concurso, pois, servirá para outros concursos.”
Além de frequentar curso prepratório desde o final de janeiro até meados de março deste ano, a candidata dedicou todo o tempo disponível restanate aos estudos das matérias, em sua própria casa. Sentiu-se muito satisfeita com o curso que fez e diz que, “sem ele não teria passado”. “As aulas ministradas no curso - acrescenta - são apenas o começo. É muito importante também chegar em casa e estudar o conteúdo visto em sala de aula.”

Muitos candidatos a concursos públicos optam por desenvolver estudos em grupo, fora das salas de aula do curso preparatório, como maneira de melhorar se preparar. Luciana, no entanto, é de opinião de que o método de estudo varia de pessoa para pessoa. Ela, por exemplo, preferiu estudar sózinha, fora de sala de aula. “É preciso uma dose de sacrifício, de dedicação, para se estar bem preparado para um concurso público. Durante todo o período de preparação para o concurso que fiz, deixei de lado a diversão para apenas dedicar-me ao estudo.”
O que realmente importa num concurso público é o preparo do candidato. A chamada sorte, nesse caso, não tem nenhuma influência, uma vez que - segundo Luciana - não se pode “chutar” as respostas. Ela recomenda que, ao esclher um curso preparatório, o interesado verifique,entre outras coisas, a carga horária das matérias a serem ministradas e, o índice de aprovação de alunos desse curso em concursos públicos. Esses são itens que considera importante no processo de escolha.

O único “macete” de Luciana Campa-nholi para aqueles que pretendem realizar um concurso público e obterem aprovação: dedicação. “Um dia antes da prova - finaliza - a pessoa deve realizar uma caminhada, para descansar a sua cabeça.

Nenhum comentário: